Entre as atividades previstas, no dia 29 de janeiro, às 8h30, na Universidade Federal do Pará (UFPA), haverá o lançamento do edital do Prêmio Pontos de Mídia Livre e uma apresentação das ações do Programa + Cultura por Fred Maia. No dia 30, às 10h, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), dentro do programação organizada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Fabiano dos Santos participa da mesa de debates A Interação entre a Cultura, os Direitos Humanos e a Política.
No dia 30, das 8h30 às 11h30, também na UFPA, a SID/MinC promoverá, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma mesa de diálogo com o tema Loucos pela Diversidade: da militância política à política cultural, Movimento da Luta Antimanicomial. Durante o encontro, será abordada a importância de intervir na cultura para mudar o aspecto segregador em relação a pessoas em sofrimento psíquico, sem deixar de reconhecer o papel do Estado na formulação e construção de políticas públicas. Na ocasião, também haverá o lançamento do livro “Loucos pela Diversidade, da diversidade da loucura à identidade da cultura” e a distribuição de mil exemplares do Relatório da Oficina Loucos pela Diversidade, realizada em agosto de 2007, no Rio de Janeiro.
Estarão presentes, dentre os representantes e dirigentes do MinC, o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sérgio Mamberti; os secretários Célio Turino e Américo Cordula, respectivamente titulares das Secretarias de Programas e Projetos Culturais (SPPC) e da Identidade e da Diversidade Cultural (SID); o secretário substituto de Articulação Institucional, Fred Maia; e o coordenador de Articulação Federativa do Programa + Cultura, Fabiano dos Santos. Além da cerimônia de abertura do FSM, comparecem a seminários, debates, lançamentos, mostras, exposições e outras iniciativas relacionadas à area cultural.
Fórum Social Mundial
Idealizado como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, promovido anualmente em Davos, na Suíça, o Fórum Social Mundial teve suas três primeiras edições realizadas no Brasil, em Porto Alegre, nos anos de 2001, 2002 e 2003. A partir de 2004, passou a ocorrer a alternância de cidade e a escolhida foi Mumbai, na Índia.
A escolha de Belém para sediar o FSM 2009 foi uma decisão confirmada pelo Conselho Internacional do Fórum, durante assembléia realizada em maio de 2007, em Berlim, na Alemanha. Estão previstas para esta edição mais de 2.300 atividades, sendo que a maioria dos encontros constantes da programação serão desenvolvidos nos campi das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Fonte: www.culturaemercado.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário