Por Luiz Sammartano
O Ministério da Cultura (MinC), representado pelas secretarias de Programas e Projetos Culturais (SPPC) e de Articulação Institucional (SAI), lança, durante o Fórum Social Mundial, em Belém (PA), o edital para o Prêmio Pontos de Mídia Livre, que concederá 60 prêmios, sejam para projetos de repercussão nacional (R$ 120 mil) ou estadual (R$ 40 mil). O investimento total é de R$ 3,2 milhões.
O edital será lançado no dia 29 de janeiro, após o seminário “Democratização da Comunicação: a alternativa dos Pontos e Laboratórios de Mídia Livre”, realizada pela Associação Outras Palavras, das 8h30 às 11h. O local do evento será na sala KP 07, pavilhão KP, na Universidade Federal do Pará - UFPA Profissional, às 12h, com a presença do secretário de Programas e Projetos Culturais (SPPC), Célio Turino.
O MinC quer reconhecer e valorizar Pontos de Cultura e/ou organizações não-governamentais sem fins lucrativos que desenvolvem ou apóiam iniciativas de comunicação compartilhada e participativa.
O objetivo é realizar um primeiro levantamento sobre as iniciativas de comunicação existentes no País – seu alcance, êxitos, problemas e necessidades, bem como as possíveis ações que o Estado brasileiro pode organizar para apoiá-las. Serão premiadas propostas que tenham sido iniciadas até 1º de julho de 2008.
Comunicação compartilhada
São consideradas iniciativas de comunicação compartilhada e participativa aquelas que reúnem pelo menos dois membros em sua equipe editorial e que buscam interatividade com o público. Elas podem desenvolver-se em qualquer suporte típico das comunicações – texto escrito, som, imagens, vídeos e multimeios – e se utilizar tanto de suportes físicos quanto eletrônicos, tais como televisões e rádios comunitárias, blogs, sites, publicações impressas, agências de notícias, produtoras de audiovisual ou qualquer outro meio que claramente se preste a atividades de comunicação.
A comissão avaliadora, formada por representantes do MinC e personalidades com experiência na área, observará critérios como proposta editorial, qualidade estética, grau de interatividade,tiragem/audiência, repercussão e regularidade das propostas de comunicação inscritas.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/cultura_vivaPostagem: Welber Correia
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