sábado, 29 de agosto de 2009

Tome nota

O que é o Pontão

Projeto “Pontão de Cultura” IPSO para os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva do MinC
  1. Captação de dados relativos ao perfil dos Pontos de Cultura em todo o Brasil, aos produtos por eles gerados, às atividades por eles desenvolvidas, às parcerias em cada local, com tipificação de sua atuação e criação de métricas e tipologias de acompanhamento, para criar critérios únicos de classificação das atividades e produtos, com criação de palavras-chave e categorias, visando a obtenção de indicadores.
  2. Essa obtenção de dados será feita a partir de:
    a) dados fornecidos pelo MinC e por parceiros engajados em outros aspectos desta coleta,
    b) captação de informações diretamente com os Pontos de Cultura mediante pesquisas periódicas em formulários na internet,
    c) obtenção de informações com os mesmos através de entrevistas mediante telefonemas com os coordenadores de cada Ponto,
    d) participação nos principais Encontros regionais, locais e nacionais do Programa Cultura Viva, onde além da coleta de informação quantitativa serão feitas entrevistas qualitativas e grupos de foco.

  3. Mapeamento dos dados e informações mencionados nos itens acima, georreferenciado em mapas de fácil e eficaz visualização, possibilitando seu uso com a mídia, junto aos parceiros do Cultura Viva, para articulação de ações semelhantes entre os Pontos envolvidos, assim como suporte para acompanhamento, gestão e governança da coordenação do Programa.

    Além de mapas georreferenciados, serão produzidos infográficos e mapas conceituais e outras ferramentas analíticas de visualização de dados, não só para evidenciar a informação, mas também para identificação de padrões, tendência e fenômenos em todo o processo.

  4. Cruzamento de todos os dados e mapeamentos com outras informações e indicadores, relativos a dados sociais, demográficos, políticos, além de outros projetos e ações governamentais e outros, tais como população, faixas etárias, gênero, alfabetização, IDH, com base em dados do IBGE, PNUD e outras fontes, usando principalmente a ferramenta DataIpso – Informação Para a Cidadania (sistema de consulta e cruzamento de dados e indicadores sociais).

  5. Produção de relatórios mensais de atividade na forma de textos, tabelas e mapeamentos, para acompanhamento do trabalho, apresentações mensais com o conteúdo resumido do relatório para uso em reuniões analíticas. Relatórios trimestrais com aprofundamentos de análise e tabulação, para atender a demandas específicas de cruzamentos que sejam feitas pelo MinC.

  6. Participação em reuniões periódicas de avaliação com o Programa Cultura Viva, para afinar objetivos do trabalho, mapear demandas e necessidades informacionais do MinC, acertar descompassos de trabalho e colaborar proativamente na articulação da rede dos Pontos de Cultura, concatenando o trabalho de monitoria, acompanhamento e avaliação dos pontos com as atividades propostas neste escopo.

  7. Manutenção de um ambiente interativo online para disponibilização e coleta de dados, como suporte a este trabalho e pré-formatação dos relatórios, da captura e disponibilização dos conteúdos da webradio e da publicação de final de ano (tratada nos dois itens seguintes abaixo), e que sirva também de incubadora de conteúdos para alimentação do portal oficial do Cultura Viva.

  8. Criação, produção e manutenção editorial e tecnológica de uma Webrádio CulturaViva, levando ao ar, via streaming, um programa em loop semanal (com duas horas estimadas) contendo entrevistas, reportagens, notícias, clips musicais e outros assuntos, estimulando pontes entre os projetos de cultura digital e outros projetos ainda não digitalizados, criando cultura e articulação de rede entre os vários Pontos de Cultura, e dando acesso e visibilidade ao restante da sociedade.

    O material utilizado será colhido dos Pontos de Cultura e editado em padrões profissionais, com vinhetas musicais, locuções e serviços de informação, bem como programas produzidos em nossos estúdios ou de parceiros. Todo o material livre de direitos será disponibilizado para download independente do streaming, visando sua utilização pela rede de rádios comunitárias e outras que tenham interesse em levar o material ao ar.

  9. Confecção de uma publicação no final do primeiro ano (mês a ser definido) cuja impressão e distribuição ficariam a cargo do MinC ou parceiro por este escolhido, com textos e ilustrações, mapas e tabelas, e com CD de áudio encartado.

Click aqui e confira mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário